Perguntas frequentes
Receber encomendas
Encontre as respostas para as perguntas mais frequentes sobre o recibimento de uma encomenda com a GLS.
Encomendas dentro de Portugal são entregues geralmente em 24 horas. Na Europa, os prazos de entrega padrão situam-se entre as 24 e 96 horas. A GLS entrega de Segunda a Sexta-feira durante o horário comercial.
Com a função de localização de encomendas on-line pode seguir a sua encomenda a qualquer momento. Por favor, note que a GLS usa centros de distribuição, de modo que a rota da expedição pode não parecer sempre directa para si. Para ver onde a sua encomenda está agora, basta escrever o número a encomenda ou o Track ID.
Primeiramente a GLS tentará encontrar um vizinho disposto a aceitar e assinar a sua encomenda. Se nenhum vizinho aceitar a sua encomenda, a GLS deixará um Aviso de Passagem e leva a encomenda para a Parcel Shop GLS mais próxima. Depois, tem 10 dias úteis para recolher a sua encomenda, mostrando um documento de identificação com fotografia (por exemplo, passaporte ou cartão do cidadão). Se não houver uma Parcel Shop nas proximidades ou se o seu envio for à cobrança a GLS leva a sua encomenda de volta ao armazém (centro de distribuição), e tenta uma segunda entrega no dia útil seguinte.
Se a segunda tentativa de entrega também for mal sucedida, a encomenda será devolvida ao expedidor, após um período de armazenagem de 10 dias úteis.
Ao fazer o pedido on-line pode escrever uma morada de entrega alternativa. Se isso não for possível, um vizinho pode aceitar a sua encomenda ou a GLS pode levá-la para a Parcel Shop GLS mais próxima.
Sim. Se não estiver em casa, o distribuidor pode deixar a sua encomenda com um vizinho. Eles têm, naturalmente, de assinar por si.
Sim, Se não conseguirmos entregar a mesma a si ou a um vizinho, o distribuidor vai levá-la automaticamente para a Parcel Shop mais próxima e deixar um Aviso de Passagem para si. Terá 10 dias úteis para recolher a sua encomenda na Parcel Shop. Nota: Para a recolha de uma encomenda vai precisar do cartão do cidadão ou passaporte válido.
Basta usar o localizador de Parcel Shops GLS para procurar uma loja e a sua morada.
Sim. Entregue a essa pessoa uma autorização escrita informal. Deverá incluir o seu nome e morada, bem como o nome e morada da pessoa que a vai levantar. Pode também preencher o formulário no Aviso de Passagem. A pessoa autorizada deve trazer a autorização e um documento de identificação válido.
Pode devolver encomendas facilmente através de uma das nossas Parcel Shop, mas terá que pagar os encargos normais da Parcel Shop.
Se a encomenda está externamente danificada, pode recusar-se a aceitá-la. A GLS devolverá a encomenda ao armazém e informará o expedidor. Se o conteúdo estiver danificado, entre em contacto com o expedidor. A GLS não pode e não deve verificar o conteúdo dos volumes enviados.
Em primeiro lugar verificar o estado da sua encomenda usando a função de localização de encomendas da GLS. Para fazer isso, escreva o número da encomenda que o expedidor lhe deu – se não, solicite ao expedidor o número. Em segundo lugar, verifique o Aviso de Passagem. O Aviso de Passagem terá assinalado onde se encontra a sua encomenda – por exemplo, com um vizinho ou numa Parcel Shop GLS. O Track ID também está disponível no Aviso de Passagem, permitindo que use a função de localização de encomendas no site da GLS.
Se a localização de encomendas não ajudar, entre em contacto através do formulário de contacto ou ligue para nossa central: +351 219667100 (aplicam-se taxas do operador de rede). Teremos o prazer de tentar responder à sua pergunta. O número de encomenda ou o Track ID ajuda-nos, por isso, tenha um deles consigo.
Basta ligar para a nossa central de atendimento: +351 219667100 (aplicam-se taxas do operador de rede). Ou envie a sua pergunta, por escrito, através do nosso formulário de contacto.