Conselhos de Segurança2021-05-03T16:21:00+00:00

Roubo de identidade da marca GLS

Com o grande aumento que o comércio eletrónico teve nos últimos anos, as tentativas de fraude na Internet tornaram-se mais comuns e aprimoradas. Os criminosos fazem-se passar pela identidade da GLS, utilizando as redes sociais, enviando e-mails ou SMS falsos, entre outros. Geralmente, contêm solicitações de pagamento ou dados pessoais.

Os destinatários dessas mensagens devem informar a GLS imediatamente e nunca cumprir os requisitos de pagamento ou envio de dados pessoais.

A GLS nunca pedirá aos destinatários por e-mail que paguem qualquer valor por meio de uma plataforma de pagamento online, cartões de crédito ou transferência bancária.

Evite fornecer os dados do seu cartão de crédito, fazer transferências bancárias ou fazer o download de anexos.

A GLS não se responsabiliza por danos causados ​​por fraudes de falsificação. Consequentemente, a GLS não aceita qualquer responsabilidade por custos, cobranças ou pagamentos realizados ilegalmente devido a uma tentativa de fraude.

Entre em contacto connosco para relatar qualquer atividade suspeita à nossa equipa de Segurança de Informação.

Reportar um caso
Tipos de fraudes e canais de comunicação

Existem vários tipos de fraudes que usam diferentes canais de comunicação, aqui ficam alguns exemplos:

  • Emails fraudulentos
  • SMS ou WhatsApp
  • Sites falsos
  • Redes sociais

A GLS é proativa no combate a estes golpes e agradecemos qualquer denúncia de atividade suspeita que possa envolver o uso da nossa marca. Informe-nos imediatamente se suspeitar que um e-mail ou SMS pode ser falso, ou se um site ou conta de rede social está fazer-se passar por nós, para que possamos tomar as medidas adequadas para impedir a fraude.

Emails fraudulentos2021-04-30T21:39:50+00:00

A GLS somente envia e-mails para os seus destinatários e clientes com informações sobre a entrega de encomendas e o status das mesmas. A GLS nunca solicitará pagamentos usando plataformas de pagamento online, cartões de crédito ou transferência bancária.

Indicadores que deve considerar suspeitos:

  • O remetente pressiona o destinatário com ameaças ou consequências indesejadas. A sua intenção é que você não tenha tempo para considerar a legitimidade do pedido.
  • Erros ortográficos e/ou gramaticais. Muitos destes golpes não são programados por portugueses e usam tradutores online, portanto, cometem muitos erros de ortografia que revelam a sua origem fraudulenta.
  • No caso de conter links, ao colocar o cursor sobre ele poderemos ver qual o verdadeiro endereço para onde seremos redirecionados. Desconfie se o endereço não estiver de acordo com o que seria esperado de um site oficial.
  • Os endereços de e-mail do remetente vêm de @gmail, @gmx, @yahoo ou outros que não são criados pela GLS.

Para combater com eficácia os e-mails fraudulentos, envie-nos o e-mail em anexo. Pode enviar-nos capturas de ecrã, URLs, conteúdo suspeito ou outras evidências que nos podem ajudar a identificar a fraude. Encaminhar um e-mail muitas vezes não é suficiente, pois os dados importantes dele são perdidos. Portanto, enviar os e-mails originais em anexo é a melhor maneira de fornecer as evidências.

SMS ou WhatsApp2021-04-30T21:39:41+00:00

Se está a receber mensagens fraudulentas por SMS ou WhatsApp, envie-nos screenshots das conversas, bem como o nome do contacto e o número de telefone da pessoa que as enviou.

Frequentemente, os números de telefone pelos quais somos contactados são estrangeiros. Esta é uma informação que deve imediatamente deixá-lo desconfiado.

Deve entrar em contato connosco para relatar as mensagens fraudulentas que receber.

Sites Falsos2021-05-19T21:23:34+00:00

A GLS descobriu vários sites falsos que usavam os nossos logotipos, nomes e conteúdo. Estes eram usados ​​por criminosos para enganar clientes e não clientes da GLS. Estes sites são criados para enganar os destinatários e obter dados confidenciais, como credenciais de acesso ou informações financeiras.

O site principal da GLS em português é www.gls-portugal.com. Qualquer outro domínio deve ser considerado suspeito e, consequentemente, não deve abri-lo.

Se não tem certeza se o site é legítimo ou não, deve verificar primeiro estes pontos:

  • O URL tem algo a ver com GLS? Se o nome não estiver relacionado à nossa marca, provavelmente estamos diante de um site falso.
  • A conexão com a web é segura? No lado esquerdo do URL deve haver um cadeado, que indica que o certificado do site é válido e que a navegação é segura. Isto não deve ser interpretado como um sinal claro da legitimidade da página. Às vezes, é possível obter certificados para sites fraudulentos.
  • Reveja as políticas que aparecem na parte inferior da página principal (privacidade, aviso legal, termos e condições …). Em muitos casos, os criminosos não se preocupam em preencher essas secções.
  • O site parece profissional? Em geral, estes sites consistem apenas na página principal, de forma que se clicar noutras secções, não poderá abri-las.

Estes vários indicadores devem ser avaliados em conjunto, pois a aplicação de apenas um deles não garante a legitimidade do site.

Se um site lhe parecer suspeito, informe-nos imediatamente, enviando o link para o site.  Faremos uma investigação e tomaremos as medidas necessárias caso seja constatada a ilegitimidade do domínio.

Redes Sociais2021-05-21T15:00:25+00:00

A GLS gere as suas contas oficiais nas redes sociais, no Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin. Nas nossas contas, apenas entraremos em contacto consigo para responder a perguntas que nos tenha feito.

Aqui estão alguns indicadores para identificar contas fraudulentas:

  • A conta foi criada à pouco tempo, geralmente algumas semanas ou meses.
  • A conta não fornece canais oficiais de contacto ou informações.
  • A conta não inclui o link para nosso site.
  • A conta tenta ativamente entrar em contato consigo sem que faça perguntas.
  • A conta oferece presentes especiais ou refere-se a sites diferentes de www.gls-portugal.com.

Em caso de dúvida sobre a legitimidade da conta, informe-nos imediatamente. Caso a falsificação de identidade seja confirmada, a empresa proprietária da rede social será informada para a sua eliminação.

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