A GLS somente envia e-mails para os seus destinatários e clientes com informações sobre a entrega de encomendas e o status das mesmas. A GLS nunca solicitará pagamentos usando plataformas de pagamento online, cartões de crédito ou transferência bancária.
Indicadores que deve considerar suspeitos:
- O remetente pressiona o destinatário com ameaças ou consequências indesejadas. A sua intenção é que você não tenha tempo para considerar a legitimidade do pedido.
- Erros ortográficos e/ou gramaticais. Muitos destes golpes não são programados por portugueses e usam tradutores online, portanto, cometem muitos erros de ortografia que revelam a sua origem fraudulenta.
- No caso de conter links, ao colocar o cursor sobre ele poderemos ver qual o verdadeiro endereço para onde seremos redirecionados. Desconfie se o endereço não estiver de acordo com o que seria esperado de um site oficial.
- Os endereços de e-mail do remetente vêm de @gmail, @gmx, @yahoo ou outros que não são criados pela GLS.
Para combater com eficácia os e-mails fraudulentos, envie-nos o e-mail em anexo. Pode enviar-nos capturas de ecrã, URLs, conteúdo suspeito ou outras evidências que nos podem ajudar a identificar a fraude. Encaminhar um e-mail muitas vezes não é suficiente, pois os dados importantes dele são perdidos. Portanto, enviar os e-mails originais em anexo é a melhor maneira de fornecer as evidências.